Manual dos exames – O que é biópsia?

O que é e para que serve uma biospia
16 de março de 2020

O que é biópsia e para que serve?

Se engana quem imagina que a biópsia é um exame com o único intuito de diagnosticar tipos diferentes de câncer. Na verdade, o exame serve para analisar a saúde de diversos tecidos do corpo, como órgãos, músculos e pele.

A biópsia é um exame invasivo e os médicos que solicitam esperam encontrar mais informações sobre determinado tecido que apresenta alguma suspeita, principalmente em relação a alterações que as células possam apresentar e que não é possível ver através de outros meios e exames.

O principal motivo para fazer uma biópsia é ter informações detalhadas sobre as células de um tecido específico, então o médico responsável pelo exame retira pequenos fragmentos que serão analisados em outro momento, por outro especialista através de um microscópio.

Através da análise e diagnóstico, o médico consegue ter mais informações sobre a saúde daquele tecido e quais procedimentos deve tomar para o melhor tratamento.

Tipos de biópsias mais solicitadas

Entre todos os tipos de biópsias, existem as que são mais comuns, são elas:

Biópsias ginecológicas

Buscam identificar possíveis alterações nas células que possam apresentar algum movimento anormal, como infecções, câncer e outras doenças ginecológicas.

  • Biópsia de vagina;
  • Biópsia de vulva;
  • Biópsia do colo uterino;
  • Biópsia do endométrio.

Punções e Biópsias

Buscam identificar possíveis alterações como lesões, infecções e outras doenças.

  • Biópsia de próstata;
  • Biópsia /punção mamária por agulha grossa ou fina orientada por Ultrassom;
  • Biópsia / punção por agulha fina orientada por Ultrassom (tireoide, mamas, linfonodo axilar, cervical, inguinal).

Somente o médico poderá indicar e solicitar tais exames, e o tipo de biópsia varia conforme o tipo de tecido, a região e a suspeita do médico que avalia o caso.

Como é feita uma biópsia?

Uma biópsia é realizada em partes, que podemos dividir em dois estágios, são eles:

  • A realização do exame: onde o médico vai retirar pequenas amostras do local para examinar.
  • Análise / diagnóstico: onde um médico especialista, geralmente um patologista, irá realizar todo o procedimento de análise da amostra enviada para o laboratório para chegar ao diagnóstico.

Na realização do exame, o paciente recebe uma anestesia local ou sedação, isso depende da região e do tecido que será analisado, e em geral é retirada uma pequena amostra do tecido, como por exemplo de um nódulo na mama, que será armazenada em uma solução de formol para ser analisada posteriormente.

O procedimento é muito rápido e na maioria das vezes indolor, após a retirada da amostra o paciente recebe algumas orientações simples para o cuidado com a área, como por exemplo a forma de higienizar para evitar inflamações.

Já no procedimento de análise, a amostra é colocada em parafina para que fique mais firme e possa ser fatiada em diversos pedaços pequenos.

Serão essas fatias que, depois que forem transportadas para uma lâmina e adicionadas corante para ressaltar as estruturas das células, que o médico especialista fará o diagnóstico através do microscópio.

O médico especialista procurará por alterações, padrões irregulares e outros aspectos de diferenciem as células do que é comum, e a partir desse ponto é que poderá dar um diagnóstico.

É por isso que é tão importante a escolha de um laboratório de qualidade e que apresente uma ótima equipe de profissionais para que o diagnóstico seja mais preciso e de confiança.

Dependendo do diagnóstico apresentado, o médico que solicitou o exame pode pedir uma segunda avaliação para ter certeza quanto ao resultado e então partir para o melhor tratamento, caso seja esse o próximo passo.

Com relação a preparação para o exame, os laboratórios comumente compartilham suas orientações no momento do agendamento, já que para cada tipo de biópsia pode ser solicitado algo diferente. Caso não tenha recebido nenhuma prescrição, retome o contato onde você agendou o exame e tire suas dúvidas.

Essas são as dúvidas mais frequentes relacionadas aos tipos de biópsias e esperamos que você tenha ficado mais tranquilo quanto ao procedimento e ao exame propriamente dito.

Notícias e artigos de conhecimento

Fique por dentro de notícias e artigos importantes nas mais diversas áreas da medicina, que irão te ajudar a cuidar ainda mais da sua saúde.