Ultrassonografia do fígado com contraste (microbolhas)

19 de julho de 2019

Informamos que estamos realizando exame de ultrassonografia do fígado com o contraste SonoVue (Bracco, Itália).

Realizamos este exame de 2006 a 2009, e os nossos resultados demonstraram elevada acuracia no diagnóstico diferencial de nódulos hepáticos e na avaliação do tratamento de carcinomas hepáticos.

O Brasil ficou sem o produto, e no final de 2014, temos o contraste Sonovue, que vem sendo utilizado de rotina na Europa e Ásia, há muitos anos.

O exame é indolor, rápido e não tem radiação.

A conduta em vários países, é após a identificação de nódulo hepático na ultrassonografia convencional, realizar a ultrassonografia com contraste, evitando os outros métodos diagnósticos (tomo e ressonância).

Estamos a disposição para qualquer esclarecimento.

Referencias Bibliográficas

  1. Joel Schmillevitch; Luiz Arnaldo Szutan; Fábio Gonçalves Ferreira; Maria de Fátima Santos; Ricardo Mincis; Ana Gorski. Prospective study of ultrasound with perflutrene contrast compared to magnetic resonance imaging in the diagnosis of hepatic hemangiomas. Arq. Gastroenterol. vol.48 no.2 São Paulo Apr./June 2011.
  2. Schmillevitch J. Ultra-sonografia com contraste para o estudo de nódulos hepáticos. In: Mincis M, editor. Gastroenterologia e hepatologia. 4a ed. São Paulo: Leitura Médica; 2008. p.75-8.

Notícias e artigos de conhecimento

Fique por dentro de notícias e artigos importantes nas mais diversas áreas da medicina, que irão te ajudar a cuidar ainda mais da sua saúde.